Sunday, November 08, 2015

Verão de São Martinho : uma ponta de céu azul






É bom quebrar um pouco a rotina de domingo preguiçoso. E depois de dias sem fim de chuva, aproveitar este verão repentino, é prece à vida.

O sol deixou de esconder-se sobre manto de nuvens. E reapareceu nesse seu imenso esplendor. 

O firmamento cor azul-pastel mostra-se sereno. Dá vontade de subir e ir lá tocar com a ponta dos dedos. 

Tempo perfeito. Prazeroso ouvir de novo os pássaros, passando num esvoaçar alegre, ver a natureza, as árvores coloridas verde, amarelo-ocre e vermelho.

Faz-se deste dia de Outono, estação do ano mais melancólica, um momento  de alguma ligeireza de alma. Instante divino. Outono em suspenso

É o Verão de S. Martinho. Lenda mágica de Outono.

Depois de dias de frios e chuvosos, em que os casacos começam a sair dos armários, e as castanhas são a nossa iguaria, eis que surgem estes dois ou três dias de um sol pleno e inexplicável que nos trazem uma lufada de boa energia. 

Passeamos pelas ruas, sentimos os aromas que se soltam. Inspiramos profundamente. Como que em busca de paz nesse gesto de grande energização do corpo e da mente.

Vamos caminhando calmamente, até que olhamos aquela nuvem de fumo que se levanta em alguma esquina da cidade. E lá nos deixamos guiar pelo aroma à procura da guloseima outonal. Castanhas assadas, "quentinhas e boas" como o pregão tradicional. 

Um deleite para os sentidos. O calor sentido nas mãos, enquanto tiramos a casca, o aroma que delicia nosso olfacto, o paladar gourmet, desgustando cada fruto com prazer.

Vá lá! Abandonem o sofá e vão apreciar a natureza, as ruas, os aromas. É o que vou fazer.

Miosótis (pseudónimo)

fragmentos da noite com flores

08.11.2015
Copyright ©2015-fragmentosdanoitecomflores Blog, fragmentosdanoitecomflores.blogspot.com® 


2 comments:

Lilá(s) said...

Tenho feito isso mesmo, passear na natureza, aproveitar o sol, espreitar o mar etc...mas confesso que mesmo assim este Outono têm-me trazido muitos momentos de melancolia, luto contra ela mas tem sido mais forte que eu...dias de sol aí vou eu...
Bjs

MS said...

Boa noite Lilás,

Estamos um pouco em sintonia. Embora este Outono se apresente luminoso, a verdade é que a melancolia paira em nós. Luta-se, um dia mais sereno, um dia mais instável. É certo que este foi um ano triste, para mim...

Espero que continue a 'fruir' dos dias de sol, já que tem o mar ali tão perto. Doce acalmia.

Beijo
(tinha saudades suas por aqui)