Tuesday, December 16, 2014

Do espiritual na Arte : Kandinsky





Composition XIII, 1923
New York, The Solomon R. Guggenheim Museum

"Cada quadro encerra misteriosamente toda uma vida, com muitos sofrimentos, dúvidas, horas de entusiasmo e de iluminação. Para onde se dirige esta vida? Donde clama a alma angustiada do artista quando participa da criação? Que quer anunciar?"

Kandinsky, Do Espiritual na Arte, 
Publicações Dom Quixote, 1ª edição, Lisboa, 1987


Wassily Kandinsky, pintor russo é homenageado pelo Google com um Doodle no dia do 148º aniversário do artista.





Composition IX, 1936
Paris, Musee National Art Moderne, Centre Georges Pompidou

Kandinsky é um dos meus pintores favoritos e já me referi a este enorme precursor  da pintura abstracta, que usou as cores como uma expressão de emoção, ligando muitas vezes o processo da pintura à composição da música.

Pintura e música, duas expressões de maior liberdade que elevam a nossa sensibilidade ao grau mais absoluto do infinito.





Dominant Curve, 1936
New York, The Solomon R. Guggenheim Museum

E cores. Sim, as cores transportam emoções. A pintura abre-nos as portas a fugas intensas do quotidiano.

Olhos presos na pintura, a alma desprende-se e vai, solta, livre, em busca das emoções que tantas vezes atrofiamos no dia-a-dia.

É como que uma aventura que ultrapassa qualquer preconceito e nos arrasta para campos intensos, fragmentos de sentimentos, mitigando a dor do trivial.

É um universo muito próprio que criamos entre a obra e o nosso íntimo, sereno, como um peregrinação espiritual do sagrado que há em nós.

Só posso sentir-me grata aos criativos de Google, que por momentos me transportaram numa curta viagem, em noite de chuva, ventanias fortes.


"Color is the keyboard, the eyes are the harmonies, the soul is the piano with many strings. The artist is the hand that plays, touching one key or another, to cause vibrations in the soul."

Wassily Kandinsky


Miosótis (pseudónimo)
fragmentos da noite com flores

16.12.2014
Copyright ©2014-fragmentosdanoitecomflores Blog, fragmentosdanoitecomflores.blogspot.com® 


6 comments:

Manuel Veiga said...

esfuziante... e "sinfónica" pintura.

beijo

martinealison said...

Bonjour,

Je me réjouis de découvrir ce très joli billet rendant hommage à ce talentueux artiste qu'est Kandinsky.
Vos mots remplis de sensibilité me touchent. J'aime comme vous parlez de la couleur. Elle est ce qui anime ma vie. A nous de se l'approprier... ainsi elle fait chanter notre coeur.

Je vous souhaite de très joyeuses fêtes à vous et à tous ceux que vous aimez...
Avec plein de gros bisous ❄︎ ♡ ❄︎ ☃ ❄︎ ♡ ❄︎

Lilá(s) said...

Por vezes pinto umas coisitas...e reconheço que Kandinsky me influencia bastante! escusado será dizer que adorei a postagem...

ೋ ♫ FELIZ ANO 2015 ♫ ೋ

Bom Ano 2015 ,com muita saúde ,paz e alegria!

Beijinhos

MS said...

Eu adoro Kandinsky! A sua pintura me alicia. E me deixar voar...

Beijo, Herético.

MS said...

Bonsoir, Martine

Ça me fait un immense plaisir vous revoir plus souvent sur mon blog.


J'adore Kandinsky ! Ses formes, ses couleurs... toute sa peinture me passe une sensation de gaité et liberte. On ne sent pas pas coincé.

Et puis j'aime aussi lire ses écrits. Il s'exprime sur la peinture, d'une façon très intime.

Vous avez raison, les couleurs de tout ce qui nous entourent, nous calment et nous donnent une envie de respirer joie.


Je vous remercie bien de vos gentils voeux.
Je vous souhaite, à mon tour, une excelente Nouvelle Année, à vous et à votre famille.

Bisous
❄︎ ♡ ❄︎ ☃ ❄︎ ♡ ❄︎
(j'en profite, votre jolie guirlande)

MS said...

Olá Lilás,

Não sabia que pintavas. Deve ser muito libertador. Algo de muito bom, claramente.

Pois, não duvido, Kandinsky é deveras inspirador.
Quem sabe se um dia nos deixar ver algo de teu no teu blog?

Fico feliz em saber que gostaste da minha postagem dedicada a este grande artista.

Já agradeci os votos amistosos de Boas Festas na postagem seguinte.

Mas reitero... Feliz Ano 2015! Alegria (o país anda carente de alegria) paz, saúde e uma vida melhor para tantos portugueses que vivem em precária situação.

Beijinhos