Monday, October 21, 2013

Outubro Rosa 2013





"E ela não passava de uma mulher... inconstante e borboleta."

Clarice Lispector

Todos os anos, desde 2008 que me junto à campanha Outubro Rosa. Momentos importantes para todas as mulheres.

Relembro a coragem da realizadora Marie Mandy que filmou a história da sua recuperação, transmitida em 2010, no canal France 2. 

Um documentário que foi um grito feito de imagens pungentes de uma mulher que não cruzou os braços no meio do desespero.

E em 2012, me juntei de novo  ao mês da luta contra o cancro da mama.

Uma campanha mundial que anualmente, em Outubro, alerta as mulheres, e  os homens (embora em menor número) para a consciêncialização sobre a doença.




As mulheres continuam a ser as grandes vítimas mortais do cancro em Portugal.

A conclusão faz parte de um relatório da Direcção-Geral da Saúde (DGS) sobre as doenças oncológicas em 2013, que foi apresentado recentemente,
No documento é ainda afirmado que "a exposição a factores de risco determinarão um aumento da incidência de doenças oncológicas nos próximos anos", à semelhança do que se prevê nos demais países europeus. 

No âmbito das terapêuticas, o documento da DGS refere que "a oferta de radioterapia registou progressos notórios, sendo a situação de Portugal comparável à dos parceiros europeus". 

Os tratamentos de quimioterapia também têm vindo a aumentar, inclusive em ambulatório - sem que seja necessário internar o doente. 






Para melhorar, os autores apontam o investimento na promoção de estilos de vida saudável e na prevenção primária, bem como na realização, prioritária, de rastreios

O documento não esquece a prometida rede de referenciação oncológica. Nesse sentido, "terá de se reforçar a partilha de cuidados e modelos de colaboração entre instituições, promovendo afiliações onde se afigurar necessário". 

E os grandes hospitais, "que demonstrem maior capacidade, tanto em qualidade com em quantidade, devem ser apoiados na perspetiva do seu desenvolvimento e rentabilidade dos meios que dispõem".        

(excertos do documento da DGS)
in Expresso, 17.10.2013


Na tua pele toda a terra treme
alguém fala com Deus alguém flutua
há um corpo a navegar e um anjo ao leme. (...)

Manuel Alegre




Miosótis (pseudónimo)


fragmentos de esperança

28.10.2013
Copyright ©2013-fragmentosdanoitecomflores Blog, fragmentosdanoitecomflores.blogspot.com® 


Referências:

Expresso