Thursday, August 25, 2005

Hans Christian Andersen (1805-2005)





Ilustrações: Mikhail Fiodorov
http://purl.pt/768/1


Decorrem na Dinamarca e no mundo as celebrações do 'Bicentenário do Nascimento do escritor Hans Christian Andersen'.


Muitos países se têm associado a este evento, que dá a conhecer outras criações do autor: poesia, romance, teatro, crónicas de viagem, artista plástico nas suas meticulosas figuras recortadas em papel.


E centenas de crianças recordam ou lêem, pela primeira vez, os seus contos. Histórias que encerram sempre uma mensagem humana, por vezes enternecedora, outras vezes bem triste e realista.


De entre as 156 histórias que escreveu, lembremos a "Menina dos Fósforos", "O Patinho Feio", "O Soldadinho de Chumbo" "O Fato Novo do Imperador" e a mais eternizada "A Pequena Sereia".



Portugal | Gravura da época


Poucos saberão que Andersen viajou incansavelmente por vários países, ao longo da sua vida. Esteve em Portugal em 1866, passando por Lisboa, Sintra, Setúbal, Coimbra e Aveiro.


A Biblioteca Nacional de Portugal (BN) levou a cabo uma Exposição de grande rigor histórico e literário sobre Hans C. Andersen de 3 de Março a 14 Maio 2005. Actualmente, está patente na Biblioteca Virtual.


Visitem! Deliciem-se com as fantásticas ilustrações de Portugal da época, bem como os belíssimos desenhos de Mikhail Fiodorov.

Miosótis (pseudónimo)

25.08.2005

fragmentos da noite
Copyright ©2005-fragmentosdanoitecomflores Blog, fragmentosdanoitecomflores.blogspot.com® 

Licença Creative Commons



No comments: