Thursday, July 14, 2011

A essência da paisagem



Vivia numa casa grande. Quatro andares mais um andar assotado. A casa dava para um parque ladeado de seculares tílias. No Inverno, o barulho que faziam nas noites de temporal, assustava-me. Mas, mal chegava a Primavera, cobriam-se de verde. E no Verão eram sombras acolhedoras! 

Escolhi o sótão como quarto, lá no topo, para não incomodar a família, nas longas horas de estudo de piano. Por sinal, o meu sótão era bem luminoso!

Todas as tardes, depois de regressar do colégio, subia para o quarto. Fechava a porta - só possível enquanto não chegava o calor - e sentava-me ao piano. Começava com o aquecimento: escalas, exercícios. Entrava então na repetição de compassos, passagens difíceis, criteriosamente assinaladas pela minha professora de piano. E só depois passava à execução integral de uma peça ou outra. A que me desse mais prazer.

Em final de tardes amenas, cansada, escapulia-me para o telhado, através da janela rasgada que abria de par em par, e lá ficava olhando os fios das nuvens, trauteando em silêncio as partituras deixadas. 

Seguiam-se momentos de imaginação afoita diante de tanta imensidão. Estava tudo tão perto! Era dona de um espaço só meu, inexplorado, e deixava correr o pensamento ao sabor do infinito na transcendência do real. Pura adolescência! 

Uns anos mais tarde, a casa foi vendida, e impiedosamente demolida. No trajecto que fazia para a faculdade, o autocarro passava mesmo ao lado da casa. E o meu olhar quedava-se no desmoronar do telhado, da janela, daquele quarto assotado. A tristeza caiu-me na alma.

Esta foto, via-a no espaço de um amigo que cultiva a fotografia. Eis então o que define este sentimento intimista! Um intervalo do tempo. O meu quarto assotado não teve tempo de envelhecer.

Miosótis (pseudónimo)
 
fragmentos da noite com flores, texto original 2011©

14.07.2011
Copyright ©2011-fragmentosdanoitecomflores Blog, fragmentosdanoitecomflores.blogspot.com®

Licença Creative Commons


8 comments:

Manuel Veiga said...

imagens essenciais - memórias de infância.

lugares de culto.

beijo

mfc said...

Um lindo flash back que li sem me deter!
Obrigado pelo grito de alma e por teres gostado da minha foto.
Obrigado e um beijinho

Tiago R Cardoso said...

excelente.

Virgínia do Carmo said...

Há lugares que levamos connosco para sempre.

Bela memória.

Um beijinho!

MS said...

,,, de repente, há espaços, aromas que se adentram e nos trazem de volta 'pedacinhos' de vida que guardamos religiosamente...

Beijo, 'Herético'!

MS said...

Pois se foi teu 'olhar' que fez despoletar este 'intervalo de tempo' em mim :)

Um beijo, 'mfc'

MS said...

Oh! Bem-vindo, Tiago... há tanto tempo! Obrigada.

MS said...

Há lugares que trazem em nós doces aromas. Verdade. E permanecem.

Deixas-me sempre sensibilizada, Virgínia, pelo carinho com que vens até 'fragmentos'!

Um beijinho!